Tamires Rampinelli

violonista
arte-educadora
empreendedora

PORTFÓLIO  - PDF
FOTOS - DIVULGAÇÃO

release

Tamires Rampinelli é violonista, arte-educadora, arranjadora, compositora, produtora, empreendedora, escritora e acadêmica cujo trabalho abrange tanto a música popular quanto a erudita. Seu talento único reside na habilidade de criar arranjos de músicas populares, que tornam, a rica cultura e linguagem da música instrumental, acessíveis a uma ampla gama de público. Nascida e criada na periferia de Juiz de Fora, Tami desenvolveu uma paixão pelo violão desde tenra idade. Sua jornada musical começou aos 7 anos, e desde então ela tem se dedicado incansavelmente à sua arte.

Sua formação inclui passagens pelo: *Conservatório Estadual de Juiz de Fora, onde cursou técnico em violão, pela *UFSJ, onde obteve licenciatura em música com habilitação em violão, e pelo mestrado profissional em ensino de instrumentos na *UNIRIO, além de diversos cursos, masterclasses e festivais.

Sua atuação como arte-educadora começou cedo, aos 18 anos, no programa "Gente em Primeiro Lugar", da prefeitura de Juiz de Fora. Desde então, tem trabalhado em diversos projetos sociais e também atuou como professora de música em escolas regulares da periferia e como professora de Violão e Produção Cultural e Empreendedorismo no Conservatório Estadual onde estudou.

Além de sua dedicação ao ensino, Tamires é empreendedora cultural. Fundou a empresa Audio&Visual Lab ao lado de Isabella Queiroz, uma empresa que oferece um hub criativo com uma variedade de serviços, desde produção de eventos até gerenciamento de carreiras artísticas e presença digital. 

 No palco, apresenta espetáculos que exploram a musicalidade cultural do Brasil, desde o norte a sul. Seja como solista explorando os ritmos e melodias da música popular e erudita, ou como membro da banda de pagode feminina Samba de Colher, sua arte celebra a diversidade cultural do Brasil.

Um dos destaques de seu trabalho é o concerto didático VioBR, onde Tamires não apenas interpreta músicas, mas também narra a história do violão, desde sua origem até suas influências na cultura brasileira. Este projeto, contemplado pela Lei Aldir Blanc durante a pandemia, também está disponível no YouTube, proporcionando acesso a uma audiência ainda maior.

Como escritora, Tamires compartilha seu conhecimento através de textos e ebooks acessíveis. Seu "Guia Prático para Professores de Violão: Arranjos Didáticos", desenvolvido como parte de seu mestrado profissional, é um recurso valioso para educadores que buscam enriquecer suas práticas pedagógicas, disponível no site da UFJF através da aprovação no projeto de lei Janelas Abertas.

Com uma abordagem artística única, didática e representativa às mulheres e as pessoas criadas em periferias, Tamires Rampinelli está construindo sua marca no cenário musical brasileiro, inspirando através da música, da educação e do empreendedorismo cultural.